5 sites para saber mais sobre o Terceiro Setor

Confira indicações de meios para se informar sobre a atuação das chamadas organizações da sociedade civil em diferentes áreas, como educação, meio ambiente e direitos humanos

A expressão “terceiro setor” se refere a organizações, associações e fundações privadas sem fins lucrativos, as chamadas organizações da sociedade civil (OSCs). Popularmente conhecidas como organizações não governamentais (ONGs), essas entidades prestam serviços em áreas como saúde, educação, cultura e meio ambiente, muitas vezes preenchendo as lacunas deixadas pelo poder público e firmando parcerias com o governo e com a iniciativa privada.

O termo “terceiro setor” também faz referência ao 1º setor, que são os órgãos governamentais das esferas municipal, estadual e federal, e ao 2º setor, que inclui as empresas privadas com fins lucrativos. Para acompanhar melhor a atuação dessas organizações, sugerimos 5 sites que trazem notícias e destacam iniciativas em diferentes áreas.

Observatório do Terceiro Setor

Ao reunir portal, programa de TV, rádio e ampla cobertura nas redes sociais — Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn — o Observatório do Terceiro Setor é uma das mais potentes plataformas de disseminação de ações e práticas das organizações da sociedade civil. Com foco nas temáticas sociais e de direitos humanos, alcança mais de 1,7 milhão de pessoas mensalmente. Além de apresentar notícias diversas e artigos de colunistas, divulga eventos e campanhas e disponibiliza palestras e podcasts.

@observatorio3setor

https://observatorio3setor.org.br/

https://www.youtube.com/user/observatorio3setor

Envolverde

A Agência Envolverde é a mais antiga plataforma de jornalismo ambiental do país. Veicula, desde 1998, conteúdos sobre meio ambiente, desenvolvimento humano e economia sustentável, divididos em editorias como sociedade, educação, cidades e empresas. A extensa base de dados permite a realização de buscas por palavras-chaves, e também é possível assinar o boletim informativo da instituição. Presente nas diversas mídias sociais, oferece as lives Diálogos Envolverde, entre outros conteúdos.

@agencia_envolverde

https://envolverde.com.br

Clique aqui para colaborar com o nosso trabalho!

Migramundo

As questões que permeiam as migrações no Brasil e no mundo são o assunto deste site, no ar desde 2012. Traz notícias, estudos e relatos sobre migrantes e a temática migratória e procura dar visibilidade às instituições que acolhem e orientam migrantes e refugiados. Os conteúdos também podem ser acessados via Facebook, Instagram e Twitter, além da assinatura de newsletter.

@blogmigramundo

https://migramundo.com/

SOS Educação

Site de educação do Portal Estadão, o SOS Educação foi criado pelas educadoras Roberta Bento e sua filha, Taís Bento, especialistas em aprendizagem, palestrantes e autoras do livro “Socorro, meu filho não estuda!”. Entre os destaques estão as indicações de cursos e a Jornada da Educação, série de lives sobre temas como educação e tecnologia, competências socioemocionais, relação “família e escola” e motivação em tempos de ensino remoto, que podem ser acompanhadas também pelo Instagram (@soseducacao) e YouTube.

@soseducacao

https://www.soseducacao.com.br/

Instituto Ethos

Atua a partir de quatro grandes áreas — direitos humanos, gestão para o desenvolvimento sustentável, integridade e meio ambiente — para auxiliar as empresas a gerirem seus negócios de forma socialmente responsável. Oferece cursos, indicadores e ferramentas de gestão e disponibiliza guias temáticos, manuais e pesquisas. Promove, ainda, seminários e conferências, como a Conferência Ethos 3600, um dos maiores eventos de sustentabilidade do mundo.

@instituto_ethos

https://www.ethos.org.br/

https://www.youtube.com/user/InstitutoEthos

Para conhecer mais sobre o trabalho realizado no LAR, acesse o nosso site: www.bencaodivina.org.br

Caso queira contribuir com este trabalho na forma de doação, acesse: lar.colabore.org

O que nos move é promover a educação, a cultura e o esporte, rompendo barreiras sociais, construindo um futuro mais digno para todos.

O que nos move é promover a educação, a cultura e o esporte, rompendo barreiras sociais, construindo um futuro mais digno para todos.