LAR oferece aos seus alunos da educação infantil aulas introdutórias a música, que auxiliam no desenvolvimento e na capacidade de comunicação

São inúmeros os benefícios da música no desenvolvimento de jovens: construção de inteligência emocional, aumento da criatividade, impulsionamento do raciocínio lógico, fortalecimento da memória, prática da comunicação, entre outros. Para além disso, esse contato com a arte musical apresenta-se como um grande aliado da própria alfabetização, permitindo o aprendizado de habilidades e competências como fala e escrita de forma natural e lúdica.

Assim sendo, neste ano, o LAR passou a proporcionar aos seus alunos da educação infantil uma experiência com a musicalização. …


Campanha de arrecadação busca longevidade dos projetos do LAR

Com a aproximação do fim do primeiro semestre, um atraso no repasse de verba pública leva o LAR a temer o comprometimento do seu cronograma e a sequência dos seus projetos. Essa espera, que tem um grande impacto no trabalho prestado pela ONG para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, além de afetar também professores e funcionários, culminou na campanha de arrecadação “Corrente do Bem do LAR”.

Iniciado no começo de junho e com vigência até 21 de julho, o projeto está operando no formato de crowdfunding, no qual os interessados podem contribuir com qualquer valor. As transações podem…


Seguindo os protocolos sanitários e sem contato físico, a arte marcial voltou a fazer parte da rotina dos alunos, reforçando mensagens como disciplina e respeito

Após um ano de atividades exclusivamente virtuais, o treino de Aikido do LAR volta ao formato presencial. As atividades no espaço físico foram suspensas ainda em março de 2020, devido aos protocolos para conter a pandemia do novo coronavírus inviabilizando a prática, e agora voltam após uma transição gradual. No novo formato, os alunos devem seguir uma série de medidas, treinando sem aproximação e contato físico.

O Aikido é uma arte marcial nascida no Japão e destaca-se por ter sua base conceitual na não-violência, sendo que todo o seu treino se volta para técnicas de defesa e para o uso…


Ajude o nosso projeto a manter as luzes acesas! Vamos juntos garantir a continuidade de aprendizado de centenas de crianças e jovens!

Meta: Arrecadar R $150.000,00 (cento e cinquenta mil reais).

Problema: O projeto cultural do LAR está parado! Nosso dinheiro, captado integralmente dentro dos processos legais da Lei de Incentivo à Cultura, ainda não foi liberado e por isso, nós tivemos que frear diversas atividades / oficinas culturais, impactando negativamente o aprendizado e crescimento dos alunos.

Como apoiar: Doando, via PIX ou transferência bancária, o valor que puder para nos ajudar a manter as atividades do LAR, pagando…


Jovens e adultos com deficiência intelectual, crianças e adolescentes com câncer e oportunidades de voluntariado são os focos dessas organizações

Uma das principais fontes de financiamento das ONGs são as doações. No entanto, no Brasil, a cultura da filantropia ainda não está consolidada como acontece em outros lugares. De acordo com a última edição do Índice Global de Doações (World Giving Index), de 2018, organizada pela Charities Aid Foundation, que considera ajuda a desconhecidos, voluntariado e doações financeiras, o país ocupa a 122ª posição entre 147 nações.

Uma das razões para isso pode estar em outra pesquisa, realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis), segundo a qual o principal motivo para os brasileiros não contribuírem é a…


Nas aulas de futebol, as propostas privilegiam exercícios individuais ou sem o contato direto; professores se reinventaram para atender as crianças com segurança

Em maio, os alunos do LAR voltaram a praticar esportes na sede da instituição. No entanto, todos os protocolos de segurança estão sendo seguidos, com a realização de atividades ao ar livre, turmas com número reduzido e uso obrigatório de máscaras faciais. Mesmo com a flexibilização das regras do município e do estado para essas práticas, os professores têm usado muita criatividade para propor atividades que minimizem o contato físico. Assim, as crianças podem ter os benefícios do esporte, principalmente em um momento ainda tão crítico e incerto como o atual.

Guilherme Dionísio Carinhato, professor de futebol do LAR e…


Confira indicações de meios para se informar sobre a atuação das chamadas organizações da sociedade civil em diferentes áreas, como educação, meio ambiente e direitos humanos

A expressão “terceiro setor” se refere a organizações, associações e fundações privadas sem fins lucrativos, as chamadas organizações da sociedade civil (OSCs). Popularmente conhecidas como organizações não governamentais (ONGs), essas entidades prestam serviços em áreas como saúde, educação, cultura e meio ambiente, muitas vezes preenchendo as lacunas deixadas pelo poder público e firmando parcerias com o governo e com a iniciativa privada.

O termo “terceiro setor” também faz referência ao 1º setor, que são os órgãos governamentais das esferas municipal, estadual e federal, e ao 2º setor, que inclui as empresas privadas com fins lucrativos. …


Personagem é exemplo da força transformadora da educação e também da persistência e do empenho que devemos ter para alcançar nossos objetivos

Para coroar mais um ano de atividades do Projeto Cultural, que envolve a Orquestra Experimental, o coral e as oficinas de teatro, dança e criatividade, 65 alunos do LAR realizaram o espetáculo “Quantos quilômetros mede um sonho?”, em 28 de março. A apresentação, que inicialmente aconteceria na Sala São Paulo, ocorreu na sede da instituição e foi transmitida em formato de live pelo YouTube, devido à pandemia do Covid-19.

Fernanda Lancellotti, presidente do LAR, comparou o tema do concerto — a busca da realização de um sonho, envolvendo inclusão social e transformação por meio da educação — à situação dos…


Graças à formação e apoio recebidos, Murilo, Nicolly e Giovanna estão realizando o curso de iniciação em viola erudita na instituição que é referência em educação musical

Entre os projetos que o LAR oferece para o desenvolvimento cultural, cognitivo, físico e emocional de seus alunos, contribuindo para a formação integral e cidadã e favorecendo a inserção social desses jovens, está o “Regendo sonhos para transformar vidas — Artes Integradas”. A iniciativa inclui oficinas de músicas, em que as crianças e os adolescentes aprendem a tocar instrumentos, fazem aulas de musicalização e coral e participam da Orquestra Experimental do LAR.

Neste ano, três alunos da oficina de viola — os irmãos Murilo, de 10 anos, e Nicolly, 12, e Giovanna Martins, 12 — foram aprovados no processo seletivo…


Essa quarta-feira (28/04) foi bem especial para o LAR por dois motivos: primeiro, por ter sido o Dia Mundial da Educação, uma data de suma importância socialmente, afinal o conhecimento pode transformar pessoas, que se tornam capazes de mudar o mundo; e em segundo lugar porque nossa presidente, Fernanda Lancellotti, deu uma entrevista sobre a ocasião para a CBN Amazônia (programa Audiência Pública). Foi um bate-papo muito positivo, repleto de boas ideias e conteúdo, em que ela dividiu a fala com outros dois convidados: Celso Hartmann, diretor-executivo de um grupo de ensino, e José Motta Filho, mestre em Tecnologias Emergentes. Para ouvir, basta clicar no link abaixo.

LAR da Benção Divina

O que nos move é promover a educação, a cultura e o esporte, rompendo barreiras sociais, construindo um futuro mais digno para todos.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store