CEI do LAR retoma atividades de creche, fazendo frente em cenário de desafios

Diretora reforça o cumprimento dos protocolos de biossegurança e destaca a importância e os desafios do trabalho com essa faixa etária durante a pandemia

Destinado a crianças da faixa etária de 1 ano a 3 anos e 11 meses, o Centro de Educação Infantil (CEI) do LAR voltou a funcionar presencialmente no dia 15 de fevereiro, seguindo todos os protocolos de saúde e segurança e atuando com 35% da sua capacidade de atendimento.

Marcia Mattos da Silva Soares, diretora do CEI, explica que o LAR segue à risca todas as orientações e já vinha se preparando para receber as crianças, que estavam afastadas da instituição há quase um ano. “Muitas ainda não sabiam andar e falar, e agora já conversam e correm. Ficamos muito felizes com esse reencontro.”

Ela diz que foram feitas reformas na infraestrutura para proporcionar maior segurança — como um portão extra para a entrada e saída dos funcionários — e um trabalho minucioso para garantir o cumprimento de todos os protocolos, que incluem, por exemplo, o uso de equipamentos de proteção individual, como face shields e luvas, e a instalação de dispensers de álcool em gel em todas as salas. Os pais só podem vir com as crianças até o portão e não mais entrar nas dependências da escola. Na chegada, as mochilas são higienizadas, e todos passam por um tapete sanitizante.

Clique aqui para colaborar com o nosso trabalho!

Cada ambiente também ganhou um cuidado especial. Na cozinha, as funcionárias foram orientadas sobre procedimentos específicos para receber e manusear os alimentos. No refeitório, as cadeiras e mesas foram distribuídas de modo a respeitar o distanciamento necessário entre elas. O mesmo ocorreu nas salas de aula, em que cada aluno tem o seu espaço delimitado por um tatame para brincar e fazer as atividades. A equipe pedagógica e os gestores passaram ainda por treinamento.

Suspensão temporária: calendário

Frente à suspeita de casos de Covid em alguns alunos e em duas funcionárias — que realizaram os exames e aguardam os resultados — a instituição seguiu as determinações das autoridades públicas e paralisou as atividades no dia 4 de março. A retomada está prevista para o dia 18, com todos os benefícios e desafios que envolvem a educação para as crianças nessa faixa etária.

“Ao mesmo tempo em que aqui elas têm os estímulos adequados para se desenvolverem integralmente, sabemos o quanto é desafiador evitar o contato físico, principalmente com as menores. Além de dar banho, trocar fraldas e auxiliar nas refeições, pegar no colo de vez em quando e acolher quando a criança chora, por exemplo, são práticas inevitáveis”, conta a diretora do CEI.

Para o retorno, ela destaca que as medidas de higiene vão ser reforçadas — no dia anterior, por exemplo, será feita a sanitização de todos os espaços e materiais — e que toda a equipe aguarda com expectativa esse momento. “Ter as crianças aqui nos traz alegria e esperança de um mundo melhor. E os pais se sentem seguros e amparados em poder deixar os filhos no LAR, pois sabem dos cuidados que temos e da seriedade do nosso trabalho.”

Vacina para educadores já

Segundo a diretora, um aspecto fundamental para uma volta segura seria a vacinação dos profissionais de educação. “Vimos que, infelizmente, educadores já faleceram e estão se contaminando e ainda levando a doença para suas casas e transmitindo também para os alunos. Se, de acordo com as novas orientações, as escolas são as primeiras a abrir e as últimas a fechar, professores e funcionários deveriam ter prioridade na vacinação.”

Para conhecer mais sobre o trabalho realizado no LAR, acesse o nosso site: www.bencaodivina.org.br

Caso queira contribuir com este trabalho na forma de doação, acesse: lar.colabore.org

O que nos move é promover a educação, a cultura e o esporte, rompendo barreiras sociais, construindo um futuro mais digno para todos.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store