Oficina de Futebol e outras iniciativas do LAR estimulam o desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional

Atividades integram práticas e conhecimentos e trabalham valores como cooperação e resiliência; durante pandemia, oficinas seguem no formato remoto

As oficinas de esporte do LAR são uma forma de desenvolver as habilidades físicas, cognitivas e socioemocionais das crianças e dos adolescentes e trabalhar valores como colaboração, resiliência, respeito e disciplina. Durante a pandemia, as práticas continuam acontecendo no formato remoto, com o envio de atividades para os alunos.

“O projeto teve início em agosto de 2019 e, antes de completar um ano, já enfrentamos a situação desafiadora da pandemia. Temos buscado nos reinventar para propor soluções e manter contato com as crianças nesses tempos de afastamento social e suspensão das atividades presenciais”, diz Carlos Alberto Dias Pereira, coordenador do projeto de esportes do LAR.

Ele conta que os professores gravam vídeos com sequências de exercícios físico-técnicos e desafios de habilidades, intercalados com curiosidades do futebol — como a carreira de atletas renomados, o crescimento da modalidade feminina e gols consagrados — , temas relacionados ao esporte (como futsal e futebol de areia) e conhecimentos de elementos táticos e técnicos.

“Mesclamos informação e exercício físico, dando sentido ao nosso projeto Corpo e Mente em Movimento. Foi mantida a rotina de envio de quatro atividades semanais, sendo duas de cada aspecto. Disponibilizar o conteúdo e saber que está sendo visto e praticado, mesmo que por parte dos alunos, já têm o efeito positivo de oferecer esporte, conhecimento e interação neste momento tão difícil de nossas vidas”.

O coordenador reforça que, no LAR, o esporte é visto como uma ferramenta completa de desenvolvimento humano. “Na parte motora, partindo desde as habilidades básicas até os elementos mais complexos do jogo; na cognitiva, por meio de atividades que estimulam, por exemplo, a percepção, a atenção, a memória e a tomada de decisão; e na psicossocial, estimulando habilidades intrapessoais e interpessoais como foco, controle emocional e perseverança”, destaca. “Buscamos trabalhar esses aspectos ao propor atividades que tenham esses objetivos a serem atingidos, em rodas de conversa e no próprio jogo de futebol”, completa.

Ele lembra que há números alarmantes de obesidade infantil, além da queda de interação social entre as pessoas e o aumento constante de doenças psicológicas, como a depressão. “Certamente, esse cenário deve se agravar com o prolongamento da pandemia. Neste contexto, acreditamos que a força de nosso trabalho e a dedicação em oferecer atividades físicas, informação e interação podem definitivamente manter o foco e favorecer a saúde e a vida das pessoas em nossa comunidade.”

Para conhecer mais sobre o trabalho realizado no LAR, acesse o nosso site: www.bencaodivina.org.br

Caso queira contribuir com este trabalho na forma de doação, acesse: lar.colabore.org

O que nos move é promover a educação, a cultura e o esporte, rompendo barreiras sociais, construindo um futuro mais digno para todos.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store