Rede de solidariedade: conheça 3 ONGs parceiras do LAR

Jovens e adultos com deficiência intelectual, crianças e adolescentes com câncer e oportunidades de voluntariado são os focos dessas organizações

LAR da Benção Divina
3 min readMay 28, 2021

Uma das principais fontes de financiamento das ONGs são as doações. No entanto, no Brasil, a cultura da filantropia ainda não está consolidada como acontece em outros lugares. De acordo com a última edição do Índice Global de Doações (World Giving Index), de 2018, organizada pela Charities Aid Foundation, que considera ajuda a desconhecidos, voluntariado e doações financeiras, o país ocupa a 122ª posição entre 147 nações.

Uma das razões para isso pode estar em outra pesquisa, realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis), segundo a qual o principal motivo para os brasileiros não contribuírem é a falta de conhecimento ou confiança nas ONGs. A partir disso, torna-se essencial a criação de uma rede de informação para que as entidades do terceiro setor se apoiem e se divulguem. A seguir, conheça três das principais parceiras do LAR e saiba o que cada uma faz, quem são seus beneficiados e como ajudar.

Adere

Fundada em 1972, a Adere é uma organização social sem fins lucrativos que promove a inclusão de jovens e adultos com deficiência intelectual no mercado de trabalho. O objetivo é dar oportunidade para essas pessoas desenvolverem suas competências e habilidades e exercerem sua cidadania de forma efetiva. Para isso, oferece oficinas terapêuticas, capacitações, apoio às famílias e atividades esportivas e culturais, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva. Posteriormente, a instituição expandiu seu foco de atuação e passou a atender também pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio de seus projetos inclusivos de esporte, lazer e cultura.

Como ajudar: é possível realizar doações por meio do site (https://www.adere.org.br/doe), depósito bancário ou Pix.

Mais informações: Tel. (11) 5562–4523, Whatsapp (11) 99265–4459, E-mail associados@adere.org.br, https://www.adere.org.br

Atados

O Atados é uma plataforma social online que conecta interessados a oportunidades de voluntariado em causas sociais. Para além disso, desenvolve projetos de impacto social, presta serviços de consultoria para empresas, realiza projetos sociais próprios e elabora ações de fortalecimento de rede, como produção de materiais para melhorar a gestão do voluntariado e realização de eventos e capacitações. Desde 2012, quando foi criada, já conectou mais de 100 empresas, 3 mil instituições sociais e 179 mil voluntários. Interessados em se voluntariar, podem filtrar as vagas por cidade, causas, habilidades e disponibilidade.

Para se voluntariar: https://www.atados.com.br/vagas

Mais informações: instagram.com/atados/,

www.facebook.com/atadosjuntandogenteboa/, www.youtube.com/user/atadosgenteboa

Tucca

A TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer) foi fundada em 1998 por médicos, pais de pacientes e representantes da sociedade civil, com a proposta de elevar as taxas de cura e melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens carentes com câncer que não têm condições de pagar por um tratamento adequado.
A Associação, em parceria com o Hospital Santa Marcelina, oferece serviços de diagnóstico, tratamento e assistência multidisciplinar gratuitos, atua também em pesquisa, capacitação de profissionais e na divulgação de informações sobre o câncer infantojuvenil.

Como ajudar: é possível fazer doações (única ou mensal) por meio do site; colaborar com campanhas, como o McDia Feliz; e atuar como voluntário.

Mais informações: Tel. (11) 2344–1050, WhatsApp (11) 96859–8749, e-mail (tucca@tucca.org.br) e site (www.tucca.org.br)

Para conhecer mais sobre o trabalho realizado no LAR, acesse o nosso site: www.bencaodivina.org.br

Caso queira contribuir com este trabalho na forma de doação, acesse: lar.colabore.org

--

--

LAR da Benção Divina

O que nos move é promover a educação, a cultura e o esporte, rompendo barreiras sociais, construindo um futuro mais digno para todos.