“Siga seu caminho, realize seu sonho” é a mensagem de Cida, protagonista do espetáculo realizado pelos alunos do LAR

Personagem é exemplo da força transformadora da educação e também da persistência e do empenho que devemos ter para alcançar nossos objetivos

Para coroar mais um ano de atividades do Projeto Cultural, que envolve a Orquestra Experimental, o coral e as oficinas de teatro, dança e criatividade, 65 alunos do LAR realizaram o espetáculo “Quantos quilômetros mede um sonho?”, em 28 de março. A apresentação, que inicialmente aconteceria na Sala São Paulo, ocorreu na sede da instituição e foi transmitida em formato de live pelo YouTube, devido à pandemia do Covid-19.

Fernanda Lancellotti, presidente do LAR, comparou o tema do concerto — a busca da realização de um sonho, envolvendo inclusão social e transformação por meio da educação — à situação dos alunos. “Assim como Cida, a protagonista da história, hoje estamos realizando um sonho, quebrando as paredes da Sala São Paulo para fazer um espetáculo maravilhoso sem sair de casa, levando alegria, felicidade e uma história que toca o coração de todos”, declarou na abertura da live. “Essa força interior que nos move todos os dias e nos faz acreditar nos nossos sonhos realmente nos levou a, em meio à pandemia, conseguir apresentar um espetáculo tão incrível como este”, completou.

A seguir, convidamos você para refletir sobre transformação social, inclusão e empoderamento por meio de uma carta “escrita” pela Cida:

“Siga seu caminho, realize seu sonho”. Essa frase, que ouvi de pessoas com quem cruzei na minha trajetória, guiou todo o meu percurso e me orienta até hoje. Assim como muitos brasileiros, que saíram do Nordeste e vieram para São Paulo em busca de uma vida melhor, eu também resolvi partir de Exu, terra pernambucana do ilustre Luiz Gonzaga, para realizar um ideal na capital paulista — estudar e ser professora!

Clique aqui para colaborar com o nosso trabalho!

Para essa decisão, contei com uma grande inspiração: a minha professora, Dona Celeste, que era de São Paulo, cidade que até hoje abraça gente de todo lugar do país e do mundo. Ela estava, há muito tempo, rodando o Brasil, pois gostava de conhecer gente, contar histórias e de aprender sobre outras culturas. Ela falava uma frase do educador Paulo Freire, também pernambucano, que me influenciou muito: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”.

Foi com esse pensamento e o desejo de ensinar as pessoas a sonhar e desejar um futuro melhor que percorri quase 2 mil quilômetros com a minha bicicleta. Em muitos momentos, o cansaço foi grande e tive vontade de desistir. Mas, quantos quilômetros mede um sonho? Então, com muito suor, pedaladas, garra, coragem, vontade de vencer e incentivo de bons amigos que fiz, segui o meu percurso. Ao longo desse caminho, conheci pessoas maravilhosas e histórias de superação.

Na Bahia, vi Jorge Amado e sua literatura que permanece viva até hoje. Em Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha, encontrei as Lavadeiras de Almenara. Ao cantarem enquanto trabalham, vencem a dureza do dia a dia e perpetuam suas histórias e cultura. Lá também me deparei com Carolina Maria de Jesus, que foi catadora de papel e hoje é considerada umas das grandes escritoras brasileiras. Quantos aprendizados nessa viagem!

Do Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa que nos faz sonhar e lembrar que é possível lutarmos para termos um país melhor, mais justo e solidário, cheguei, finalmente, a São Paulo — a terra da garoa, das oportunidades e da diversidade, com seu ritmo frenético que não para. Fiquei fascinada por seus arranha-céus e ícones da cidade, como o bairro da Liberdade, o Teatro Municipal, a Sala São Paulo, o Copan, a avenida Paulista e o Masp.

Essa é minha história. Eu me formei e já percorri alguns quilômetros atrás do meu sonho. No entanto, sempre temos muita estrada pela frente. Afinal, quantos quilômetros mede um sonho? Ainda não tenho essa resposta, mas sei que juntos somos mais fortes e com educação vamos mais longe. Nunca desistam dos seus sonhos e acreditem no seu potencial de transformar o mundo!”

Assista ao espetáculo, disponível no Youtube, neste link!

Para conhecer mais sobre o trabalho realizado no LAR, acesse o nosso site: www.bencaodivina.org.br

Caso queira contribuir com este trabalho na forma de doação, acesse: lar.colabore.org

O que nos move é promover a educação, a cultura e o esporte, rompendo barreiras sociais, construindo um futuro mais digno para todos.

O que nos move é promover a educação, a cultura e o esporte, rompendo barreiras sociais, construindo um futuro mais digno para todos.